"Onde 'isso' estava, Eu devo advir" - Sigmund Freud

21 de janeiro de 2013

O INCONSCIENTE E OS ATOS FALHOS - O que as pessoas revelam sobre si mesmas quando cometem erros

A suposição de atividade mental inconsciente é o que possibilitou a Freud elaborar toda a teoria psicanalítica. Vários fenômenos o levaram a sustentar a existência do inconsciente. Um deles em particular é bem divertido, pois facilmente observado em nossa vida cotidiana: os atos falhos. A partir do momento que passamos a compreender o real sentido dos atos falhos, podemos ver o modo como o inconsciente de um indivíduo o trai e revela suas reais intenções.

Os atos falhos consistem em pequenos lapsos - esquecimentos de nomes, de horários, datas, coisas a fazer, ou algo dito que não era o que tinha sido intencionado a dizer, erros ao fazer alguma coisa, em suma, todo processo em que ocorre alguma interferência no que foi planejado, na atitude "normal" esperada, por isso o nome ato falho.

Até antes de Freud - na verdade até hoje, para aqueles que desconhecem a psicanálise e querem ocultar o real sentido dos pequenos erros - os atos falhos eram tidos apenas como simples equívocos, algo feito "sem querer", que não tinha maior importância, que não possuíam nenhuma causa e eram atribuídos simplesmente a um "descuido". Freud, por sua vez, pôde mostrar no livro "Sobre a psicopatologia da vida cotidiana" que até os erros mais simples teriam um sentido oculto que teria sido evidenciado de tal forma - no erro.

Num exemplo do livro, um senhor estava conversando com uma jovem sobre como a cidade [Berlim] estava bonita com os preparativos para a Páscoa, e disse: "viu a loja Wertheim? Está toda decotada, oh, quis dizer decorada!". Esse é um exemplo bastante simples, mas é interessante pois comumente as pessoas têm a tendência a atribuir um erro como esse simplesmente ao acaso, e não procuram investigar o que o ocasionou. O locutor diria "oh, quis dizer decorada!" e a coisa ficaria por aí mesmo. A outra pessoa da conversa geralmente tende a não dar atenção ao ato falho. Já Freud interpreta esse pequeno erro como uma interferência de um pensamento inconsciente do senhor a respeito do decote da roupa da jovem senhora. Em todos os casos analisados, Freud consegue mostrar que os atos falhos, dos mais simples aos mais complexos, são fruto de um processo inconsciente suprimido e que sua causa pode ser descoberta.

Outro exemplo do livro: um professor de medicina, conhecido por sua arrogância, dá uma aula sobre cavidades nasais. Depois de perguntar se todos os alunos entenderam recebe um 'sim' geral. Diz então que esse assunto é muito difícil e que duvidava da compreensão deles. Afirma que 'mesmo em Viena, com seus milhões de habitantes, os que entendem das cavidades nasais podem ser contados num dedo, quero dizer, nos dedos das mãos'. O inconsciente do prof. o traiu aqui - no fundo de si, de todos os médicos da cidade ele acredita ser o único a saber sobre o assunto.

Já vemos nesses pequenos exemplos o que provoca a irrupção do ato falho. Por razões sociais, sabemos que não podemos dizer tudo o que temos vontade, e apesar de nosso controle para segurar e suprimir o que realmente queremos dizer, o pensamento ainda resiste com notável força no inconsciente para se fazer ouvir no ato falho. De fato, alguns atos falhos dizem respeito somente a conteúdos que são significativos para quem os comete. Estes não são assim tão facilmente explicados nem prontamente reconhecidos por quem os comete, e geralmente são dotados de alto valor afetivo.

Portanto, pode-se ter em mente que quase todo erro cometido tem um significado oculto. Digo quase todo porque às vezes erros são fruto do alto investimento psíquico em outros fatores - por exemplo, alguém extremamente preocupado com uma reunião de negócios pode vir a esquecer de pegar a filha no colégio. Esse erro não seria inconscientemente motivado, mas fruto da preocupação com algo. De qualquer forma, existem em bem menor quantidade.

Uma vez certa paciente minha, bem resistente ao tratamento, mandou-me uma mensagem desculpando-se por ter que remarcar novamente a sessão, e escreveu: "Por favor, me pergunte, estou angustiada". Num primeiro momento não entendi, mas depois vi que a intenção dela era dizer "por favor, me perdoe, estou angustiada". A interpretação desse ato falho foi bastante óbvia.

Noutro exemplo - esse foi particularmente engraçado - ouvi uma garota certa vez numa lanchonete pedir um suco de "capuaçu" à garçonete enquanto estava em companhia do que pareciam ser seus pais. Podemos bem entender que o decoro exerceu sua influência sobre este lapso, impossibilitando a menção a uma palavra tão vulgar na frente dos mais velhos.

A lista aqui poderia ser bem vasta, principalmente para quem gosta de colecionar esses fenômenos na memória, que são uma verdadeira prova da existência de atividade mental inconsciente. Vou agora rever o texto para ver se cometi algum erro... Pretendo trazer mais alguns exemplos de atos falhos depois.

110 comentários:

  1. Caro Dr. Diego,
    primeiramente, obrigada pela importante informação sobre atos falhos.
    Entretanto, preciso com urgência, de uma palavra ou frase de "como" resolver esse problema sem ser preciso uma terapia que dure toda uma vida.
    No texto acima diz: Freud consegue mostrar que os atos falhos, dos mais simples aos mais complexos, são fruto de um processo inconsciente suprimido e que sua causa pode ser descoberta.
    Após descoberta a causa, como mudar esse hábito repetitivo de cometer certos erros?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, primeiro obrigado pelo comentário. Acredito que esse "hábito repetitivo" ao qual se refere seria antes a chamada "compulsão à repetição" que Freud observou em seus pacientes neuróticos durante o tratamento. Esse fenômeno seria diferente e um pouco mais complexo do que os ditos "atos falhos". Acontece que esses pacientes mostravam uma tendência a repetir sempre as mesmas situações no decorrer de sua vida, a estarem fadados a um destino irremediável. E uma característica desse destino que tendia a se repetir é que desde a sua primeira ocorrência ele não trazia ao sujeito um afeto de prazer, e sim de desprazer. Apesar de sofrer e sentir a situação de vida como penosa, os sujeitos ainda sim mostravam uma espécie de compulsão à repeti-la, indefinidamente. Por exemplo, uma garota que vê todo relacionamento amoroso seu acabar em traição, ou um rapaz que vê todas suas tentativas de produção culminarem no fracasso. O que Freud mostrou foi que, apesar de tais pessoas "aparentemente" sofrerem tal destino mórbido de forma passiva, na verdade elas tinha papel ativo nesse desenrolar de sua história. A única adversativa a isto é que esse papel relevante do sujeito ao escrever sua própria história estava sendo guiado por determinantes inconscientes. Essa era única diferença: os sujeitos construiam seu próprio destino inconscientemente, sem saber os fatores que os levavam a tanto. Por exemplo no caso da garota que vê todo relacionamento seu terminar em fracasso, poderia-se suspeitar que logo de início ela escolheu o parceiro "errado" - ou certo, se tomarmos as coisas do ponto de vista do inconsciente.
      Acontece que você tocou numa questão delicada do ponto de vista da psicanálise. A compulsão à repetição foi o fenômeno que levou Freud a revolucionar toda a sua teoria, e a substituir o antigo princípio do prazer pelo conceito de pulsão de morte. Como foi colocado, os indivíduos compulsoriamente eram levados ao mesmo destino independentemente da quantidade de sofrimento que isso lhes trazia. Com isso, o conceito da pulsão de morte trouxe sérias complicações ao tratamento analítico. Apesar disso, ele era capaz de explicar satisfatoriamente porque certos pacientes simplesmente não conseguiam abdicar de seus sintomas.
      De acordo com a terapia analítica, o "saber" que o sujeito constrói sobre si mesmo durante o processo de análise, faz com que ele crie uma espécie de barreira contra esse caráter nefasto da compulsão à repetição. O saber sobre si, isto é, o conhecimento sobre seu próprio inconsciente, sobre as experiências de vida e afetos que constituíram o sujeito tal como ele é, único, é capaz de fazer barra à repetição.
      Acontece que esse saber é dificilmente adquirido, não se acha presente em nenhum livro no mundo, demanda tempo e trabalho de construção do sujeito em análise. Cabe àqueles interessados decidir se essa volta vale a pena ou não.

      Espero que tenha respondido sua pergunta.
      Att. Diêgo S. Gonçalves

      Excluir
    2. Dr.,

      Como diferenciar os pensamentos, idéias e frases intrusivas e repentinas e invonluntárias do TOC com os atos falhos?

      Parabéns pelo blog.

      Excluir
    3. Muito boa pergunta. Ambos os fenômenos são manifestações de uma atividade psíquica inconsciente. Mas, se quiser maior delimitação do estatuto conceitual, posso te dizer que as formações do inconsciente se distinguem pelo fator da repetição. Um ato obsessivo ou idéia obsedante, enquanto possui estatuto conceitual de sintoma, caracteriza-se pela frequência com que é manifesto. Já os atos falhos, tais como os sonhos, são formações do inconsciente que vem e vão. Se por acaso um ato falho ou um sonho (como acontece com um "sonho recorrente", por exemplo) tende a repetir-se, a partir de então adquire um estatuto sintomático.

      Excluir
    4. Em uma conversa com meu ex namorado ele falou assim:"se até você eu 'como'imagina fulana." Na hora aquilo me pareceu tamanha humilhação que chorei. E não consigo mais gostar dessa pessoa. Achei a frase de uma grosseria comigo...Ele percebeu o que fez e quis remediar ficando pior o remendo: "falei besteira. Desculpa. Não quis dizer que fulana é melhor que vc. Falei besteira por isso ninguém me quer..." E quis se fazer de vítima. Esse ex namorado tem uma situação financeira difícil. Eu emprestava-lhe o carro, patrocinava nossas viagens. Não me importava com isso. Ele falou: "não estou contigo por comodismo. Te amo." Tudo me pareceu mentira. Entrei num estado depressivo e me pergunto: por que as pessoas machucam o outro por migalhas? Em troca de besteiras materiais? Sinto nojo de tudo isso.

      Excluir
    5. Acredite ou não ! Você se deixou iludir. Se envolveu com a pessoa errada. Bola para frente. E comece a pensar mais em você. Não precisamos estar com alguém para sermos felizes. Abraço

      Excluir
  2. Caro Dr Diêgo
    O Meu problema é sério. o que acontece comigo é a troca de palavras, eu me "enrolo" ao expor minhas idéias, esqueço o que vou falar. E o mais grave é pq sou Prof de Matemática, aí termino confundindo os meus alunos. Comumente acontece de eu ir falar uma coisa e escrever outra no quadro. Quando estou desenvolvendo um cálculo, passo a passo, escrevo sem perceber o resultado antes de concluir as operações. Estas atitudes podem ser considerados atos falhos? Tem tratamento para este estado de coisas?

    Obrigado pela atenção, antecipadamente.

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente, você é o autor da primeira pergunta? Erros de digitação são possíveis - lá diz-se "obrigada" - e segundo você poderia simplesmente querer negar sua identidade. Enfim, se foi você que perguntou desculpe-me se compreendi erroneamente o que você quis dizer por "hábito repetitivo". Acontece que não tinha como saber apenas por uma pergunta o seu grau de instrução, ou até mesmo se possuía algum conhecimento de psicanálise - além do que está exposto no blog. Acontece que por resistência as pessoas tendem a ser reticentes. Acreditei ser o seu caso - mas de qualquer forma nisto não estou tão errado, pois a segunda pergunta foi bem mais clara.
    Acredito que sim, o que descreve pode ser considerado como atos falhos. Mas pelo que conta esses atos falhos parecem ter uma determinação mais profunda, algo relativo ao próprio sujeito - você, no caso. Seria um superinvestimento inconsciente de alguma coisa que está te preocupando muito, que te faz esquecer as coisas? A visão de alguém na sala de aula confunde seu pensamento? Seria antes uma inibição do pensamento? Sabemos que conhecimento é igual a poder... Ou seria simplesmente uma forma de acabar logo com uma questão que você já sabe a resposta, já que não teria assim tanto interesse em solucioná-la? O que quero demonstrar é a impossibilidade de dar uma resposta a isso. Você teria que descobrir o significado destes erros em sua análise. Se este problema te incomoda muito procure um analista em sua cidade, ou peça recomendação a alguém que saiba de algum.

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Interessantíssima sua postagem, já tinha ouvido falar sobre tais "atos falhos" e identifiquei diversas situações em que cometi erros durante a fala. Procurei saber melhor sobre isso depois que disse "eu sou triste" em vez de "eu estou triste" na frente das minhas amigas, justamente em um momento difícil da minha vida.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por comentar Janaína, fico feliz que tenha gostado.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia.
    Caro Dr. Diego
    Tenho passado por uma situação no mínimo curiosa, mas que tem me trazido muita angustia.
    Estou num relacionamento há mais de um ano, entretanto, já há algum tempo, muitas vezes quando olho para a minha atual namorada, me vem à mente o nome de uma ex-namorada. Para ser mais preciso, meu relacionamento atual tem 1 ano e meio, e esse fenômeno tem acontecido há cerca de um ano, sendo que os nomes são totalmente diferentes.
    Essa ex-namorada tornou-se uma grande amiga, com a qual tenho contato até hoje. Foi um relacionamento muito profundo e intenso, que ela terminou, e acabei passando um período de alguns meses sofrendo muito com o rompimento. Após a minha “recuperação”, reatamos contato, mas sempre senti que tinha algo pendente. Sentia, e pelo visto, ainda sinto, uma frustração pelo rompimento. Considero-a uma pessoa maravilhosa, e sinto-me plenamente responsável pelo fim do namoro, pois entendo que cometi diversos equívocos.
    Poucos meses antes de iniciar meu atual relacionamento percebi que ainda alimentava sentimentos em relação a minha ex. Entretanto, ao iniciar meu atual relacionamento mergulhei profundamente e intensamente, e de fato me apaixonei, e ainda estou apaixonado.
    Ressalte-se que às vezes saio para conversar sozinho com a ex-namorada, e sempre são conversas prazerosas, mas não sinto mais qualquer tipo de atração por ela. Não tenho mais aqueles sentimentos, digamos, homem-mulher, tampouco tenho atração sexual.
    Porém, ainda assim, já há algum tempo, como já disse, muitas vezes quando olho para a minha atual namorada, me vem à mente o nome dessa ex-namorada.
    Eu cheguei a chamá-la pelo nome da minha ex sem perceber (ato falho), e realmente não me lembro de tê-lo feito, mas ela afirma que ocorreu, e isso tem causado grandes transtornos, pois ela está bastante insegura e convicta que ainda tenho sentimentos em relação a minha ex, e quer romper o relacionamento.
    Mesmo depois desse ocorrido, quando olho para minha namorada, ainda me vem o nome da minha ex, mas não sinto mais nada por essa ex, pelo contrário, tenho convicção dos sentimentos que possuo pela minha atual namorada, no entanto, é um fenômeno repetitivo e insistente, como se minha mente pregasse uma peça.
    Parece-me que esse relacionamento frustrado tornou-se uma idealização, e eu alimentava expectativas de viver o que vivo hoje com a minha ex, essa pode ser uma explicação.
    Na verdade, tenho histórico de sofrer prolongadamente com frustrações, e de permanecer com questões mal ou meio resolvidas.
    Enfim, tenho tentado trazer à consciência o que está impulsionando esse movimento involuntário, mas ainda não entendi a figura completa, e não sei o que fazer a respeito, pois quero preservar o meu atual relacionamento, e considero maravilhoso, mas preciso compreender o que está acontecendo comigo...

    ResponderExcluir
  7. Sou o mesmo anônimo do post de cima.
    Moro em Natal-RN.
    Por acaso, conhece algum psicoterapeuta que mora aqui também, que o sr. pudesse indicar?

    ResponderExcluir
  8. Olá, Dr. Diêgo
    Gostaria muito de saber porque isso ocorre. O questionamento do colega acima e o mesmo do meu porém a pessoa que comete esse ato falho é o meu marido. Estamos juntos a 3 anos e há 4 anos que ele terminou com uma ex-namorada um relacionamento de seis anos. Ele troca meu nome pelo dela algumas vezes inclusive na hora do sexo. Gostaria de saber o que eu posso fazer para ajuda-lo e o que posso fazer por mim mesma pois fico muito magoada.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente eu gostaria de pedir desculpas pela demora ao responder, até vi as perguntas antes mas não tive tempo de respondê-las na hora em que as vi e depois acabei esquecendo.
      Vou responder as duas perguntas de uma só vez, já que são iguais.
      Com relação a indicação que o amigo de cima perguntou, não, não conheço ninguém a indicar.
      Parece que há ainda um investimento libidinal inconsciente por parte dos dois - tanto do marido quanto do rapaz em cima. Acontece que Freud sempre falou que é extremamente difícil abandonar o investimento de um objeto que antes foi muito investido. Diria que é quase impossível que isso ocorra por vias "naturais", onde o trabalho de luto - que seria justamente o desinvestimento do objeto perdido - se mostra como muito doloroso. Quando não há um processo de luto tão doloroso, como ocorre quando uma pessoa morre, o normal é que permaneça um alto investimento da representação - o nome, p. ex. - do objeto amado no inconsciente. A grande questão a ser enfatizada aqui, parece o caso, é que se trata de um processo "inconsciente". No inconsciente não há uma idéia de tempo como conhecemos, o tempo no inconsciente é passado, presente e futuro. Tudo ao mesmo "tempo".
      Então, embora pareça uma coisa estranha à pessoa, ao "eu" consciente, acreditar que ainda existam sentimentos em relação a essa ou aquela pessoa antes amada, vocês mesmos deixaram claro nesses relatos que é isso que está em jogo. O que não implica em nada que o amor pela nova pessoa é menor, e que se veria na troca do nome um indício disto. Negativo. Agora simplesmente não dá pra esquecer completamente de uma pessoa com quem se teve um relacionamento amoroso por tanto tempo - seis anos - e que isso é algo da natureza do homem. Alguma coisa tem que restar desse amor, nem que seja a lembrança. Naquele filme, o "brilho eterno de uma mente sem lembranças" vemos o quanto é triste essa tentativa de se esquecer "completamente" uma pessoa a quem já se amou. Muito bonita também é a música "canto de ossanha" de Vinícius, "não sou ninguém de ir, em conversa de esquecer, a tristeza de um amor que passou...".
      A mente possui uma plasticidade - nos casos favoráveis - de reinvestir a libido em novos objetos, e assim dar prosseguimento à vida. Na melancolia, por exemplo, vemos os efeitos nefastos quando isso não ocorre.
      Portanto não se assustem, antes vejam com naturalidade, essa capacidade do inconsciente de amar vários objetos que corresponderam a diferentes momentos da vida.

      Excluir
    2. Muito obrigado pelos esclarecimentos!
      (rapaz do cometário de 16 de outubro de 2013)

      Excluir
    3. Isso acontece comigo também. Meu atual namorado (estamos juntos há 4 meses apenas) troca meu nome quase todos os dias pelo nome da ex. Sei que foi um rompimento triste, em que ela o traiu, e isso faz 2 anos e pouco. Mas estou a ponto de largar dele, pois até na hora do sexo já aconteceu. Dói. A auto-estima se fere, inevitavelmente. Ele me diz que erra pois ela o incomoda sempre com assunto sobre a filha que os dois tem (que é um vínculo eterno)... E por isso, por ela mandar mensagens o incomodando, ele fica preocupado e erra. Mas jura por tudo quanto é mais sagrado que me ama e que não sente mais nada por ela. Obrigada Dr.

      Excluir
    4. Olá, algo semelhante ocorre comigo: chamar a parceira pelo nome da ex.

      No entanto, para com a ex não possuo nenhum sentimento de apego, e sim desafeição. Pelo motivo que fora um relacionamento sem paixão de minha parte. Passamos por volta de dois anos e meio juntos e nos separamos três vezes onde a última percebi o quão nefasto fui com ela, pois o que sentia por ela era um sentimento de enternecimento. Sentia pena dela. Sinto-me culpado, mas ela - a ex - não me vê assim mesmo comentando, abertamente, meus sentimentos. O que deixo-me um pouco menos consternado.


      Por sete meses não procurei relações e nem aceitei pretendentes, pois estava desgostoso ainda com a relação que mantive. Hoje estou numa relação onde a parceira que me procurou. Estamos juntos à vinte dias. E embora estou seguro de meus sentimentos para com ela, já ocorreu três vezes de chamá-la por outro nome. Da primeira um nome que não se conecta a nenhuma relação passada. Da segunda e terceira vez com o nome da ex. Ainda que quando mencionei tais nomes não veio a mente a figura da ex, e foi de forma espontânea. E também ocorre às vezes, que, quando penso em minha parceira, imaginando conversas, ou retomando lembranças de conversas penso nela mas vejo-me chamando-a pelo nome da ex.

      Tal fato ocorreu, somente, quando conversávamos por um longo período.

      Agradeço a atenção

      Excluir
  9. A pessoa com quem tenho um caso costuma trocar o nome da minha filha pelo nome da filha de um grande amigo dele. Isso é um ato falho? Qual significado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso pode ser sim um ato falho. É impossível dizer o significado de um ato falho sem informações sobre as circunstâncias em questão.

      Excluir
  10. Ontem mandei msg de boa noite para o cara que ficava, mas estamos "brigados". Hoje, 7h da manhã, ele respondeu "boa noite staff". Perguntei "staff"? Achando que era erro do corretor automático do celular dele. Ele respondeu "desculpe, msg errada". Será ato falho? Ou seja, ele tenta não falar comigo porque brigamos e eu o ofendi, mas o inconsciente foi mais forte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez sim, talvez não. Não há meio de saber só com esses dados.

      Excluir
  11. Falei para meu ficante que queria conversar e que era para ele avisar o horário. Ele apenas respondeu "Eu te chamo". Na hora levei um susto e li "eu te amo". Rs. Foi ato falho meu, dele (ele nunca mandou "eu te chamo" ) ou dos dois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem notado srª. Anônimo. Eu te ch-amo. De qualquer forma, mais parece que você tinha uma predisposição a perceber as coisas desta forma. Não excluindo com isso uma possível "comunicação de inconsciente para inconsciente". Se vocês permanecerem juntos terá uma resposta a sua pergunta. Me comunique.

      Excluir
  12. Tenho um caso com um homem casado. Sempre que conversamos sobre sexo, ele diz algo se referindo à amigas. Por exemplo "tenho uma amiga não gosta de oral. Vc gosta? Faria comigo?". Trata-se de ato falho, isto é, no fundo a amiga é a mulher dele e ele acaba falando na verdade de coisas que não acontecem com ele, qque ele tem vontade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me parece que ele tem plena consciência do que fala a você, e o faz de modo a que você venha a fazer o que ele quer. Se o que ele diz é intencional, não pode ser um ato falho.

      Excluir
  13. Boa noite, gostei do post. Achei muito interessante. Quero saber, se o fato que discorrer é ato falho é ato falho e que se revela por ele. "Bate o sinal de término de uma aula, o professor vai se despedir e diz para a turma: " deixa eu ir logo, que a outra professora vai entrar". E também gostaria de saber, se essas "confusões" de um homem de trocar a concordância de gênero para o feminino, quando se refere a si próprio, é normal. Obrigado pela atenção, aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se por "normal" se refere a algo que aconteça regularmente com outras pessoas, só tenho a dizer que não me recordo de algo desse tipo jamais ter se passado comigo. Também não reconheci isso em outras pessoas próximas a mim. Quanto ao que significa, não me arrisco a dizer.

      Excluir
  14. Se fossemos arriscar a dizer, poderíamos supor que o sujeito do episódio citado, seja homossexual enrustido? E daí comete tal ato falho?

    ResponderExcluir
  15. Seria muito precipitado arriscar uma suposição como esta com base em tão pouca informação.

    ResponderExcluir
  16. Bom! Quando eu e meu marido ainda namorávamos do nada ele me chamava pelo nome da ex, certa vez estamos assistindo a um filme e ele pegou no sono, quando acordou foi me chamando pelo nome da ex novamente. Isso sempre acontecia mas depois aparentemente passou. Estamos casados a 5 meses e tornou a me xamar pelo nome da ex novamente. E constrangedor pra mim pq me sinto como se ele ainda gostasse dela, pq não tem explicação, sempre achei que isso e fruto do inconsciente. Se vc pensou na pessoa, falou com a pessoa, está pensando na pessoa, fica com o nome dela na cabeça e consequentemente ocasiona esses erros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr Diêgo a minha situação é parecida com a dela... Porém no meu caso, eu que já troquei várias vezes o nome do meu atual pelo do meu ex namorado. Ele fica muito chateado e eu infelizmente não consigo encontrar uma explicação para isso, uma vez que, eu não tenho sentimentos por ele. Por qual motivo isso poderia ocorrer e existe algo que eu possa fazer para esses atos falhos não persistirem? Afinal, é constrangedor para mim também...

      Excluir
  17. Olá, boa noite Dr. Diêgo. Não sei o que acontece comigo, mas acredito que seja ato falho. Por exemplo: Já enviei 3 vezes mensagens para pessoas que não deveria ter enviado, 2 mensagens foram por sms e outra por e-mail. No momento de enviar parece que meu inconsciente me controla totalmente, eu fico como se estivesse paralisada no momento que envio as mensagens e quando aparece: "Mensagem enviada para fulano(a)" eu volto a realidade e fico muito constrangida. Foi muito difícil contornar a situação depois desses equívocos. Sempre quando vou enviar uma mensagem fico com muito medo, pois acho que posso cometer esse erro novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O medo é a manifestação na consciência de um desejo inconsciente. Aquilo que nós tememos é o que mais desejamos. Freud mostrou isso com inúmeros exemplos bastante claros. É só o que tenho a lhe dizer.
      Sinto muito não poder lhe ajudar, por não ter uma descrição detalhada da situação. Seriam necessárias muitas informações, e não há espaço num blog para tanto.

      Agradeço a compreensão.

      Excluir
    2. Boa noite, eu agradeço a resposta, pois já esclareceu muito. Realmente há mais detalhes nessas situações... Eu escrevia essas mensagens com o objetivo de enviar para uma pessoa e depois enviava para a pessoa “errada”. Quando eu reflito sobre cada situação eu percebo que eu desejava dizer o que estava na mensagem para as pessoas que eu não deveria ter enviado, entretanto não tenho coragem de dizer pessoalmente, pois tenho dificuldades de expressar sentimentos e dizer tudo o que penso. Isso tudo está claro na sua resposta: “O que tememos é o que mais desejamos”. Obrigada

      Excluir
  18. Bom dia !! Diego!

    Gostaria que me ajudasse a compreender uma situação. Meu amigo veio até mim ajudar-me resolver um problema. E ao dirigir-se a mim chamou-me pelo nome de minha irmã, e ao corrigi-lo disse -me que é o nome de uma moça que estava ajudando-o com alguns documentos. E ao ir embora esqueceu a chave do carro no sofá. Segundo Freud, os atos falhos são os conflitos emocionais reprimido.. Neste caso o conflito é com quem ? Obrigada...

    ResponderExcluir
  19. Se você leu as outras respostas, sabe que é impossível pra mim dizer alguma coisa sobre isso. São tão poucas informações. Nem Freud saberia...

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde,

    Sou advogado, mas sempre fui bastante curioso quanto à psicanálise.

    Ontem, fazendo sexo com minha atual namorada, chamei-a pelo nome da ex. Na hora, sequer percebi. Só percebi que ela saiu de perto de mim, me disse o que havia acontecido, e não queria mais falar comigo.

    Um puta ato falho, pensei.

    Só não sei como arrumar as coisas agora, já que ela não quer mais me ver.

    -J

    ResponderExcluir
  21. Olá Diego!! a questão é a seguinte!
    João, 29 anos, dos quais 5 casado com Maria, saiu com os amigos no fim de semana e ao chegar em casa, chamou a esposa de Jô, forma de tratamento dele com uma colega de trabalho. Maria ficou irritada e confrontou com João, que disseque ela estava louca, afirmando com convicção que a chamou de "Mô".
    Seria um ato falho?
    Como agem o id, ego e superego na situação mostrada?

    ResponderExcluir
  22. Se foi ato inconsciente, sim, é um ato falho. Se não - isto é, se a chamou de "Jô" só para tirar um sarro com ela, para depois confundi-la com o "mô" - então não é ato falho.

    ResponderExcluir
  23. Excelente! Perfeito! Abriu meu entendimento sobre Atos Falhos ... Tem mais postagens como essa?

    ResponderExcluir
  24. Artigo bacana. Passo por uma situação "estranha", motivo pelo qual encontrei seu blog. Minha sogra vive confundindo meu nome. Chama-me pelo nomes de meus outros dois cunhados e às vezes de menino. Nunca dei muita bola. Mas tem me chamado a atenção que ela só comete estes "atos falhos" comigo. Os outros cunhados ela sempre chama pelo nome. Há algum significado subliminar nisso? Cordialmente, Alexandre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre. Não há maneira de compreender o sentido de tais atos falhos de sua sogra, sem empreender uma análise dos mesmos junto a ela. Freud comenta em seu livro ("Sobre a Psicopatologia da Vida Cotidiana") que às vezes as pessoas chamam umas às outras por outros nomes com o intuito - inconsciente, é claro - de satisfazer impulsos hostis contra o próximo. É como se aquele que expressa tal atitude dissesse: "você é insignificante, não significa nada para mim ou para ninguém, por isso nem lembro seu nome". Mas essa interpretação só se aplica a depender do contexto, pois cada caso é específico. Sua sogra pode simplesmente ter um alto investimento psíquico em seus outros cunhados - seja porque estão devendo a ela dinheiro, ou porque ela os ama demais etc. . Não há como dizer... Mas você já se perguntou quais os efeitos que esses "erros" dela têm sobre você? Abçs

      Excluir
    2. Olá, Diego! Obrigado pelo tempestivo retorno. Tenho levado os "erros" com bom humor e faço troça com ela todas as vezes. Digo que ela não devia insultar os meus cunhados chamando-me pelo nomes deles pois eles não merecem isso!!! Não me encuco com isso não. Mas a curiosidade ficou aguçada e por isso procurei entender um pouco melhor, ou ao menos estabelecer algumas hipóteses, pois a matéria, se fosse para ir fundo, necessita de uma análise profunda, como você muito bem colocou. Abçs. Alexandre.

      Excluir
  25. Olá Diego,

    Já vi muitas perguntas sobre trocas de nomes, mas ainda não me senti contemplada na minha situação. Passei o período de um mês viajando com dois homens, curiosamente psicólogos. Com um deles me envolvi sexualmente e emocionalmente, o outro é apenas um amigo porque criei grande carinho. Passei a trocar o nome deles constantemente, sempre em situações casuais, geralmente quando precisava chamá-los para tomar alguma decisão ou fazer alguma coisa do dia-a-dia. No entanto, o rapaz com quem me envolvi sempre citou os meus atos falhos e disse que ele tinha uma leitura bem específica sobre isso. Mas eu nunca pude saber da sua leitura, porque seria falta de ética ele me analisar.

    Enfim, o que significaria essa troca de nomes, sendo que em nenhum momento me senti atraída pelo outro amigo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  26. Olá Diego,

    Gostei muito do seu post.

    O meu caso é diferente. Preciso entender o que significa quando uma pessoa não te chama pelo seu nome. Não te chama por nome algum.

    Rompi um namoro há seis meses, descobri que eu era traída. Ele não tinha uma amante, ele costuma ficar com outras mulheres em festas e etc. Foi uma coisa que me entristeceu muito, eu não esperava dele esse comportamento tão nojento e desrespeitoso comigo.

    Ainda me lembro das coisas que ele me fez e ainda me entristecem. Pois bem, ontem conversamos via e-mail. Não me contive, e relembrei tudo o que ele fez e como ele me magoou profundamente. Ele disse que se arrependeu de tudo o que fez e que ficou muito triste por ter me magoado Trocamos algumas mensagens e, ao final, percebi que ele não me chamou pelo meu nome em nenhuma das 15 mensagens que trocamos.

    Frente ao contexto que expus, tem algum significado meu ex-namorado não me chamar pelo meu nome?

    Penso que ele queira se manter distante de mim e não queira mais nenhum contato comigo.

    Te agradeço desde já, Diego

    Abraços

    ResponderExcluir
  27. Olhe, isso não constitui um ato falho. Houve mesmo necessidade que ele se referisse a você por seu nome? Se há significado algum nisso? Não tenho como dizer. Mas me parece que isso a incomodou muito. Já tentou se perguntar porquê isso te incomodou tanto? Talvez essa seja sua melhor resposta. Se não ficar satisfeita, pode perguntar a ele o porquê. Tem vontade de dar outra chance a ele, mas receio de que isso venha a acontecer novamente? Abç

    ResponderExcluir
  28. Obrigada pela atenção, Diego

    Sim, isso não é um ato falho. Me incomodou o fato de ele não me chamar pelo nome. É uma maneira de interlocução muito fria para mim. Acho que me incomoda porque ele não quer mais nenhum contato comigo, ainda mais que sempre quando nos falamos eu repito tudo o que ele fez e como ele me fez sofrer. Quero que ele continue lembrando o que aconteceu e sofra com a lembrança.. Eu sei que é uma perda de tempo da minha parte ficar remoendo isso depois de tanto tempo... Mas ainda me sinto muito enganada e desrespeitada, e faço questão que ele saiba disso. Em uma das mensagens ele disse que ficou triste por saber que eu ainda penso em tudo o que aconteceu. E sinto pena de mim por ter me enganado tanto com uma pessoa, queria ser mais esperta. Não, ele não me pediu uma segunda chance. Penso que isso tenha a ver com o fato de ele não me chamar pelo nome e, assim, manter o distanciamento. Foi um namoro de 1 ano e 4 meses e de companheirismo. Eu não teria coragem de dar outra chance. Gostaria de esquecer tudo o que aconteceu e de conseguir perdoa-lo.

    Estou sentindo necessidade de procurar um terapeuta. Farei isso!

    Obrigada mais uma vez,

    abraço

    ResponderExcluir
  29. Oi,esse caso acontece comigo,chamo meu namorado pelo bom de meu supervisor do meu serviço e uma vez fiz ao inverso,fico louca porque meu namorado fica chateado mesmoeu explicando que é por convivência e afinidade,mas pra piorar é sempre o mesmo nome,o que vc me diz sobre isso?tem como evitar?ja tentei varias vezes mas é como se ele tivesse na minha cabeça

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Olá. Como a psicanálise trata a questão do erro "proposital"? Talvez uma fala equivocada ou algo do tipo? Um exemplo : Uma pessoa que está interessada em outra diz, em uma das conversas, que saiu com alguém a fim de analisar a reação do outro para constatar um possível interesse também da outra parte. O outro, por sua vez, entende como uma "traição", afinal imaginou que estava sendo correspondido e encerra com qualquer possibilidade de dar andamento no quase relacionamento. Como essa questão pode ser avaliada e explorada pela psicanálise? Abç!!

    ResponderExcluir
  32. O QUE É FURTO FAMÉLICO NA PSICOLOGIA:>>?????

    ResponderExcluir
  33. Olá. Tenho dúvida com relação a nome, mas em uma situação diferente.
    Meu nome é Márcia e comumente me chamam de Sandra( já aconteceu umas 8 vezes) este outro nome que não é parecido e não tem nenhuma relação comigo(não tenho segundo nome). Gostaria de saber se é a outra pessoa que realmente me chama por outro nome ou eu que inconscientemente posso estar ouvindo o que quero ouvir. Quando ocorre me deixa grilada( aconteceu com pessoas sem proximidade comigo exemplo cliente, colegas de trabalho), fico sem entender o que se passa?

    ResponderExcluir
  34. Lapsos de escuta são uma possibilidade, mas não há como saber se este é o seu caso. Uma análise de ato falho como um lapso de escuta exige um número considerável de informações. O nome Sandra te remete a alguém ou alguma coisa? Se responda isto e talvez obtenha alguma resposta. Uma outra possibilidade seria que estão te confundindo com alguma Sandra, que se parece muito com você, caso more numa cidade pequena. Como disse, não há como saber. Abç

    ResponderExcluir
  35. Olá. Estou com uma dúvida, espero que possa me ajudar a entender...Bem, estava beijando meu namorado,e ele me chamou pelo nome da irmã dele. Gostaria de saber se é uma coisa normal e o que pode ter provocado tal situação.

    Desde ja obrigada.

    ResponderExcluir
  36. Obrigada resposta. Realmente o nome Sandra não remete a nada pra mim. E moro cidade grande então não acredito opção de estar sendo confundida. Bom ficará a incógnita.
    Mas obrigada mesmo assim.

    ResponderExcluir
  37. Ola, eu estava dormindo e meu namorado falou que eu chamei ele de outro nome, acredito que seja o nome do meu ex, o qual eu ainda mantenho contato, mas nao tenho possibilidade de retomar a relação, é uma relação de amizade, no caso ele nao me disse o nome o qual eu o chamei dormindo. Isso é um ato falho, no caso meu insconsiente estava ligado ao nome e por isso eu pronunciei . ? Obrigada

    ResponderExcluir
  38. Ola Diego.
    Meu caso é um pouco confuso e me deixa sem nenhuma conclusão, a seis meses atrás eu tive um relacionamento que durou 2 anos, o mesmo muito conturbado, e muito frustante onde na maioria do tempo era brigas e magoas.. Desatei diversas vezes, e reatava , e isso me frustava mais ainda, sempre com os términos eu sofria bastante, como se eu precisasse daquela pessoa até mesmo pra viver o dia a dia, era como se faltasse algo, meus atos diários eram corrompidos por esse termino, não conseguia seguir minha vida normalmente após isso, não conseguia comer, sorrir ou até mesmo por minutos descontrair sem pensar nele e na magoa que estava me remoendo por dentro. Porém quando estávamos juntos eu só conseguia chorar , ao mesmo tempo que o amava sentia assim sim em mim a presença de muita magoa, afinal ela já teria me traído , e mentia constantemente , mas ainda sim , algo no fundo de mim insistia em ficar com ele, acreditava que fosse amor , mas não pode ser , EU NÃO ERA FELIZ COM AQUELA SITUAÇÃO TODA, penso até que seja obsessão!
    Após todo esse "guerra" reatamos, entretanto não demos certo como já acontecido das outros vezes, até que coloquei um ponto final, ficamos mais duas vezes após o termino e então depois disso nada mais, conversamos algumas vezes depois por redes sociais, porém sempre acabava numa discussão interminável..
    Foi então que se afastamos , e eu conheci outra pessoa no qual me aproximei muito , e hoje meu atual namorado , isso ocorreu depois de seis meses , que pra mim ainda muito recente!
    Bom o que não consigo entender é que mesmo gostando do meu atual namorado , e tendo o namoro dos sonhos que não tive e sempre sonhava com o ex-parceiro , penso nele ainda , ou até mesmo busco motivos pra voltar atrás, mas sempre acabo concluindo que não dá mais certo mesmo , pois junto a ele , fico me reprimindo e sofrendo calada , uma situação que por vez posso evitar estando longe dele. Creio que não sinto mais nada por ele pois gosto muito do meu atual namorado , mas ainda sim esse pensamento me atordoa bastante diariamente, causando até ignorância compulsiva com meu parceiro..
    Uma frase em especial me chamou atenção no seu texto me fazendo pensar e encaixa-la no meu caso, a frase é esta " é extremamente difícil abandonar o investimento de um objeto que antes foi muito investido" , creio que talvez seja isso , pois investi e acreditei muito nesse relacionamento , onde me entreguei de corpo e alma e me envolvi muito intensamente!
    Não quero mais voltar com meus ex pois sei que não dá certo e o jeito e princípios dele não aceito, e por vários deslize dele também que são inaceitáveis pra mim..
    Mas queria saber porque tanto me vem a cabeça, porque tanto me atordoa essa situação e essa pessoa , que no caso (ele)!


    Muito obrigada desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  39. Sou separado a 1 ano e meio e por diversas vezes ao visitar e.pegar minha filha minha ex parece que se distrai e me chama de moh. Logo em seguida ela se corrige e pede desculpas, porem a pessoa que pediu divórcio e defende o mesmo com unhas e dentes e ela. Eu disse para ela q ela gosta de mim e ate abordei isso, porem ela insiste que nao tem nada haver que e somente o habito. O q você tem a me.dizer ? Grato

    ResponderExcluir
  40. Diego, Boa noite!
    Gostei bastante do seu texto, sou um admirador da Psicanálise, mas apenas como leigo.
    Vivo uma situação na qual já não tenho mais o que fazer. Namoro uma pessoa já a 11 meses. Minha namorada teve mais dois relacionamentos longos. Primeiro casou se cedo, aos 16 anos, e teve um filho. Teve de se casar, morar junto com um rapaz, que já namorava a 3 anos, porque seu pai não aceitou ela por estar grávida, e a mandou pra fora de casa. Ela depois de mais de dois anos foi para a faculdade, lá começou a se relacionar com um homem, conversou, beijou ele uma vez, o então "marido" dela descobriu, houve briga, etc..
    Depois de alguns meses, se sentiu apaixonada por outra pessoa, começou a conversar com ela, também na faculdade, e então, saiu da casa do então "marido", e foi morar novamente na casa de seus pais. Seu pai sempre foi muito autoritário, sempre proibiu tudo, inclusive ela me disse que apenas namorou esse pai do seu filho porque seu pai proibia ela demais. E então, saindo de casa, passou a namorar esse certo sujeito da faculdade.
    Depois de alguns meses morando com os pais, seu pai fez ela passar uma grande vergonha, e ela saiu novamente de casa, foi morar sozinha, com esse namorado, claro, sempre indo lá, mas não morando juntos como marido e mulher efetivamente.
    Namorou 3 anos com ele, viajou muito com ele, teve uma relação intensa com ele, inclusive no sentido sexual. Mas, depois vieram as brigas, violência, violência acompanhada de sexo, e ela acabou traindo ele, e me disse que fez isso porque isso seria como se fosse uma chave para sair desse relacionamento que já estava conturbado. Mas, ela acabou mal terminando e ele foi atrás e ela continuou com ele.
    Ele ficou ainda mais agressivo, e eles terminaram. E ele namorou uma pessoa na mesma sala que ela estudava, ele também estudava na mesma sala dela, na faculdade.
    A questão, é que no começo do nosso namoro, ela sempre remetia as coisas a ele, nos momentos de briga fazia comparações, isso depois do primeiro mês, no primeiro era tudo normal.
    E nós brigamos muito, ela era muito impaciente comigo, sem educação, difícil de se lidar. Mas em outros dias ela era amável e "normal". Fiquei muito confuso, houveram várias ocasiões nas quais eu quis terminar. Ela, por eu ter conversado com a irma dela, com assuntos totalmente normais, fez uma grande briga, até hoje não entendi isso.
    Mas, concluindo, sei que é muito difícil para o senhor me dizer alguma coisa, mas infelizmente já estou cansado, acho que ela ainda gosta dele, apesar dela dizer o contrário. Quando tento conversar sobre isso com ela ela fica muito irritada, nervosa, talvez ela me use como escudo, pra não voltar pra ele, não sei sabe... No ultimo final de semana discutimos, ela aparenta gostar de mim, visualmente, porém sinto que ela possa ainda sentir alguma coisa por ele. Sinto que ela "proteja a imagem dele", ela não trata a figura dele como "ruim", ela se culpa as vezes, isso eu percebo nas entrelinhas, pelo relacionamento deles ter dado errado. De qualquer forma gostaria de algum comentário do senhor sobre isso.
    Grande abraço, aguardo ansioso pela sua resposta.

    ResponderExcluir
  41. Ola Sr. Diego, é o seguinte: Eu namorei 2 anos com um moço chamado João e atualmente o meu namorado se chama Davide e o segundo nome é exatamente o nome do meu ex... Quando eu estou falando dele pras minhas amigas por vezes digo "o João" mas na verdade estou pensando no meu namorado e há uns dias chamei o meu namorado de João e ele ficou meio surpreendido mas eu disse que não tinha nada a ver com o meu ex e que ele também é João... Muitas vezes eu estou fantasiando coisas com o meu namorado e deixo escapar o nome João mas eu sempre o chamei de Davide... Então isto é considerado o quê?

    ResponderExcluir
  42. Trocar o nome de uma pessoa pelo de outra, seria?

    ResponderExcluir
  43. Bom dia, meu namorado foi traído pela ex, e um dia desses trocou meu nome na frente de todo mundo.. Acho q ele ainda está preso ao passado .. Ele diz que está apaixonado, super envolvido.. Mas acho q de repente ele possa está querendo esquecer a eex comigo, não sei se devo continuar e acreditar .. Se realmente foi ato falho ;

    ResponderExcluir
  44. Olá, estou num relacionamento e esses dias não podia fazer sexo devido uso de medicamento e dei a ideia para minha parceira de fazer com camisinha, mesmo sem poder segundo ordem médica, no entanto ela disse; "amor não vou fazer sexo usando camisinha com você" achei muito estranho este comentário dela, oque me me diria sobre isso, posso interpretar isso como um ato falho, que ela me traiu, me trai , ou pensa em fazer isso?

    ResponderExcluir
  45. ola estou namorando um rapaz e fazemos planos para no futuro morarmos juntos porem em uma conversa ele disse que meus pais que são divorciados votariam a se casar no futuro e que no dia que a gente se encontrasse eu iria confirmar o ocorrido, então o confrontei e ele me respondeu que falou isso pois nao tem certeza de nada; disse que podemos está juntos ou não.creio que foi um ato falho pois ele confirmou que nao estariamos juntos. o que isso quer dizer ? nosso namoro é a distancia

    ResponderExcluir
  46. meu nome Elisabeth 26/012/2015
    GOSTO DE OUVIR PESSOAS E ANALIZAR FATOS NA HISTORIA E DAR RESPOSTA E OPNIÃO ESTOU COMEÇANDO A GOSTAR DE PISCOLOGIA E A PISQUE PREDENDO LER MUITO . QUAL O LIVRO QUE ME INDICARIA DIEGO?
    ANALIZO PESSOAS MAIS NÃO SINTO O TAL SENTIMENTO DELAS NÃO ME EMOCIONO SÓ OBSERVO .

    ResponderExcluir
  47. Gostei muito do seu blog, estudei um ano de psicanálise, mas não tenho profundidade para compreender certas coisas, apenas consigo identificar "certos atos falhos" pontuais no meu noivo e que têm me incomodado muito.
    Estamos juntos há 1 ano e 3 meses, e ao longo desse tempo por algumas vezes ele se refere a mim pelo nome da ex que não tem nenhuma semelhança fonética.
    Percebo que há algo a ser tratado, mas não sei como convencê-lo disso. Também não sei como agir, pois não quero anular minha mágoa e nem supervalorizar a situação à ponto de estragar a relação.

    ResponderExcluir
  48. Boa noite, adorei o seu blog! Dr. costumo trocar muito as palavras, desde de criança, assim como também me esqueço frequentemente onde coloquei determinada coisa e tal. Acredito que seja ato falho, já tem um tempo que me questiono porque disse tal coisa ao invés de outra e não acho respostas. No post o Sr. disse os atos falhos sao interferências de pensamentos inconscientes, a quantidade excessiva de atos falhos caracteriza algo?

    ResponderExcluir
  49. Olha, como Freud mencionou, a verdade do sujeito está no erro, não naquilo que ele "queria dizer", mas no que disse. Assim, temos que uma pessoa pode ter se apropriado desse subterfúgio, desse "sem querer querendo", para poder dizer aquilo que gostaria de dizer sem sofrer as recriminações de si mesmo e dos outros. Alguns tipos de pessoas, os chamados "cínicos" ou irônicos podem ter incorporado tais recursos a seu leque de habilidades, embora esse adjetivo não lhes seja apropriado se considerarmos que esses atos são inconscientes. O comentário irônico, diferente do ato falho, consiste numa ação consciente.
    Esquecer em excesso também é característica dos obsessivos. Eles têm tanto investimento em seus pensamentos, seu mundo interno, que acabam sendo um pouco dispersos, ou "voadores". Nada que se aproxime da fronteira do patológico, que torne a vida impraticável. Abç

    ResponderExcluir
  50. Boa noite,dia 18/3/2016 estava acabando de me arrumar para sair e ao ir para o quarto esqueci a luz do banheiro acesa, nisso minha mãe entra em casa e apaga a luz e ao passar na porta do meu quarto vê que ainda estou lá.Ela falou a seguinte frase mais para si mesma pelo que percebi: "ah,vi a luz acesa,achei que tu tinha morrido". Ela achou que havia dito saído, que é o que ela sempre diz quando esqueço de apagar a luz. Fiquei um pouco chocada mas não surpresa.

    ResponderExcluir
  51. ATO FALHO, EXEMPLO REAL: Olá, boa noite! Fiquei noivo recentemente. Na verdade estamos a 8 meses juntos, e o relacionamento sempre foi conturbado, com mentiras e traições de ambas as partes. Ela tem 19 anos e eu tenho 31. Poucos dias depois de ficarmos noivos, nós discutimos. E ela me agrediu. E eu me vi em uma situação que já havia passado antes, e me gerou muito sofrimento. Foi com uma ex-namorada com a qual eu passei 2 anos. Essa namorada havia me agredido duas vezes. Eu terminei e voltei o relacionamento inúmeras vezes antes de conseguir por um ponto final. Passei um bom tempo sofrendo e tal. O ATO FALHO foi o seguinte: No mesmo dia que minha atual noiva me agrediu e nós discutimo, nós também fizemos as pazes. Eu fui levar ela em casa e enquanto conversávamos no portão, eu disse ia dizer o nome da minha ex-namoras que me agrediu mas acabou que não deu tempo de interromper e eu disse as duas primeiras sílabas. Minha noiva logicamente não ficou bem, e começou a chorar e queria terminar. Eu tentei explicar de todas as formas que eu não sinto nada por essa ex. Esse maldito ato falho tem sido mais um elemento de discórdia e instabilidade no nosso relacionamento. E eu na verdade cheguei a esse blog justamente devido ao fato de estar em crise no meu relacionamento e por intermédio da minha noiva, que quer porque quer me provar que eu na verdade amo essa ex-namorada. Sendo que eu não sinto nada por essa ex-namorada. Outra coisa que é de suma importância é que minha noiva me traiu com uma mulher que ela era apaixonada. E eu gostava dela, mas me sentia inseguro, logico, no sentido de ela me trair novamente. Então foi que eu fiz uma coisa que eu nunca havia feito antes. Eu trai minha noiva com essa ex-namorada justamente porque essa ex-namorada é a pessoas que minha noiva tem mais ciúmes. Eu queria com isso, que minha noiva sentisse a mesma dor que eu senti. Com isso, eu desesperado e querendo que minha noiva fosse a mulher da minha vida. Achei que fazendo ela sentir a mesma dor que eu senti, ela não iria mais me trair, pois saberia que dói muito. Mas hoje vivo uma crise constante no relacionamento. Ela colocou na cabeça dela que eu amo essa ex-namorada. E chegou até esse blog e baseada no texto desta página quer que eu assuma que eu tenho que ficar com essa ex-namorada. Eu sei bem que eu não sinto nada por essa ex-namorada, então independente do que for respondido não afetará meus sentimentos e certezas. Mas eu gostaria de uma resposta não pra mim, mas para a minha noiva, que depositou uma certeza e confiança doutoral no texto desta página e afirmou que Freud foi o homem mais inteligente e etc e tal e que não existe nenhuma possibilidade de Freud estar errado: A minha noiva está certa? Eu realmente amo minha ex-namorada? É com a ex-namorada que devo ficar? É de fato uma verdade absoluta oque está escrito nesse texto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que você disse a ela ao portão? Foi algo como: "Te amo, 'x'"? Ou se tratou antes de uma colocação do nome numa sentença sem muita importância? No sentido de: "'x', feche o portão para mim". Isso faz muita diferença ao tentar justificar seu amor por outra com base num texto sobre "atos falhos".
      Caso se trate de uma sentença inexpressiva, o lapso pouco importa. A descrença de sua noiva quanto à exclusividade de seu amor se deve então ao fato de que você fez sexo com sua ex. Não qualquer uma, não uma prostituta de rua. Mas uma pessoa a qual você teve um relacionamento amoroso por dois anos, da qual foi muito difícil se separar (as idas e vindas), separação esta que te fez passar "um bom tempo sofrendo". Convenhamos que sua retaliação - fazendo alusão à lei de talião - poderia ter dado lugar a um outro tipo de atitude. "Irei traí-la com minha ex, para fazê-la sentir minha dor, e não reincida no ato". Tal elaboração é bastante racional, podendo ser feita somente a posteriori. Em relação às questões do amor, somos dominados ainda mais cegamente por nossas paixões e impulsos, de modo que uma deliberação consciente como a que você traz parece bastante improvável. De qualquer modo, nos atendo ao texto, convém apontar que o inconsciente é atemporal, que ele é pulsional (o que não necessariamente envolve o amor) e que as representações de objeto nele se deslocam e se substituem com extrema facilidade. Assim, essa troca de nomes é bem possível, e no presente caso facilitada por outro elemento associativo - a discussão seguida de agressão. Além disso, devido a tendência da libido a fixar-se nas suas fontes de satisfação, ou seja, na sua dificuldade de abrir mão de seus objetos, temos que sempre resta um resquício no inconsciente de investimento libidinal de um objeto uma vez amado. Isso é particularmente claro nos casos de luto e melancolia, mas salvo os quadros patológicos, a libido mostra toda sua habilidade de plasticidade e fluidez, sendo capaz de ser investida em novos objetos - "e a vida continua". Esses objetos perdidos, por sua vez, são meras representações de objetos primordiais (da infância do sujeito), e mesmo eles terão uma certa influência na escolha de novos objetos. Por exemplo, uma mulher se envolveu em quatro relacionamentos, e todos seus parceiros tinham seus nomes começados com a letra "R". Mera coincidência? A análise muito provavelmente mostrará que não. Cabe lembrar que re-presentar é "tornar presente de novo". A pulsão é, por assim dizer, inconsolável. Afinal de contas, as perdas são sempre difíceis, e as separações conturbadas. Com relação à distinção entre pulsão e amor, sabe-se que o amor é narcísico, visa a totalidade do objeto, e a pulsão é parcial. O amor é o que sustenta uma relação, mas o sexo é sustentado pela fantasia. De todo modo, nada no relato é prova de seu amor pela ex. Mas entendo a preocupação de sua noiva em relação ao relacionamento. Ela deve ter um receio de se entregar a você, depois da traição com a ex.

      Excluir
  52. Olá, Dr. Diego,
    Uma recente situação vem me deixado angustiada ultimamente. Uma pessoa com quem tenho relacionamento há mais ou menos 4 meses, me chama para uma festa de família. Quando nos despedimos de todo mundo, sua tia lhe pergunta quem iria para a praia no dia seguinte, ele responde: "vai R. e A. (o primo dele é a namorada do primo) eu e C... R! (C é a ex namorada com quem ele peaneceu por 1 ano e 9 meses, e R sou eu). Ele não chegou a falar o nome dela todo, apenas uma sílaba. Isso nunca aconteceu, durante todo o tempo em que estivemos juntos, ele nunca trocou o meu nome. O caso é que eu faço psicologia e me ocorreu de pense justamente nos atos falhos, comecei a querer analisar a situação, imaginar diversos motivos do porque aquilo aconteceu.
    Após o ocorrido, conversamos, ele me afirmou que não sente mais nada por ela, que antes mesmo de terminar já não sentia, que não desejava que fosse a ex presente na dada situação, que não vê a ex em mim, que não temos nada em comum, que gosta de mim e que me deseja perto dele, que não pensa na ex, etc.
    Percebo também que ele comenta de momentos que esteve com ela, por exemplo: alguém fala que vai a x lugar, e ele diz que já esteve lá, com C e etc. Penso nisso como algo não normal, já que acontece com uma certa frequência, mas não tanta, perguntei a ele o porquê disso e ele me afirma que por nenhum motivo em específico, apenas porque ele já visitou ou já fez isso e comenta isso em grupo, ele costuma falar desses momentos quando não havia presença de C., mas havia presença dos amigos. Eu pergunto se ele sente falta desses momentos e ele diz que se sentisse falta provavelmente não falaria porque o faria lembrar e sentir mais falta ainda. Ele me diz que tem afeição por mim, cuidado, que nossa relação é muito diferente da que ele tinha anteriormente, até mesmo os amigos dele me confirmam que não o vêem dessa forma com alguém, não questiono a afeição dedele por mim, mas essa troca de nomes realmente me encuca e gostaria muito de poder saber o real motivo disso. Sei que é difícil saber exatamente o porquê disso com tão pouca informação mas gostaria de trabalhar pelo menos com possibilidades.

    Ficaria muito grata se puder me responder.
    Att, R.

    ResponderExcluir
  53. Olá, Dr. Diego,
    Uma recente situação vem me deixado angustiada ultimamente. Uma pessoa com quem tenho relacionamento há mais ou menos 4 meses, me chama para uma festa de família. Quando nos despedimos de todo mundo, sua tia lhe pergunta quem iria para a praia no dia seguinte, ele responde: "vai R. e A. (o primo dele é a namorada do primo) eu e C... R! (C é a ex namorada com quem ele peaneceu por 1 ano e 9 meses, e R sou eu). Ele não chegou a falar o nome dela todo, apenas uma sílaba. Isso nunca aconteceu, durante todo o tempo em que estivemos juntos, ele nunca trocou o meu nome. O caso é que eu faço psicologia e me ocorreu de pense justamente nos atos falhos, comecei a querer analisar a situação, imaginar diversos motivos do porque aquilo aconteceu.
    Após o ocorrido, conversamos, ele me afirmou que não sente mais nada por ela, que antes mesmo de terminar já não sentia, que não desejava que fosse a ex presente na dada situação, que não vê a ex em mim, que não temos nada em comum, que gosta de mim e que me deseja perto dele, que não pensa na ex, etc.
    Percebo também que ele comenta de momentos que esteve com ela, por exemplo: alguém fala que vai a x lugar, e ele diz que já esteve lá, com C e etc. Penso nisso como algo não normal, já que acontece com uma certa frequência, mas não tanta, perguntei a ele o porquê disso e ele me afirma que por nenhum motivo em específico, apenas porque ele já visitou ou já fez isso e comenta isso em grupo, ele costuma falar desses momentos quando não havia presença de C., mas havia presença dos amigos. Eu pergunto se ele sente falta desses momentos e ele diz que se sentisse falta provavelmente não falaria porque o faria lembrar e sentir mais falta ainda. Ele me diz que tem afeição por mim, cuidado, que nossa relação é muito diferente da que ele tinha anteriormente, até mesmo os amigos dele me confirmam que não o vêem dessa forma com alguém, não questiono a afeição dedele por mim, mas essa troca de nomes realmente me encuca e gostaria muito de poder saber o real motivo disso. Sei que é difícil saber exatamente o porquê disso com tão pouca informação mas gostaria de trabalhar pelo menos com possibilidades.

    Ficaria muito grata se puder me responder.
    Att, R.

    ResponderExcluir
  54. Ola,
    Estou passando por uma situação muito difícil, meu namorado disso que dormindo disse o nome do meu ex e sorri.
    Acontece que não sonhei com ele, não tenho saudade, nem sentimento, magoas, nada, absolutamente nada.
    Sou louca pelo meu atual namorado, o amo muito, não sinto falta em nada que ela me proporcione, não sinto atração por mais ninguém, o admiro muito e o desejo como jamais amei na ninguem.
    Mas ele insiste em uma explicação para o que aconteceu e eu não tenho.
    Não tive nenhum contato com esse ex nos últimos 3 ou 4 anos, é uma pessoa que simplesmente não existe pra mim.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  55. Olá,tenho 19 anos,e meu namorado que é pai da minha filha de 1 ano tem 34 anos e atualmente moramos juntos há 3 meses.Ele só teve 2 namoradas da vida dele...eu que vamos fazer 4 anos de relacionamento,e quando o conheci tinha 8 meses de término.Ele namorou 12 anos com ela.....Ele diz que não a ama mais....disse que quando terminaram já havia desgostado,era um certo cômodo,que eles viviam diz ele....Nossa relação foi muito conturbada devido ele ser professor...Já o trai e já fui traída,porém ele não aceitava ser traído por mim.Atualmente vivemos uma relação sadia,ele e carinhoso e e recíproco isso.Porém numa tarde de sábado estávamos assistindo tv,ele ja ia falar meu e começou a falar o nome da sua ex,na hora que ele percebeu,ficou super sem graça,daí,eu briguei com ele,ele foi atrás de mim e disse que só eu entrando em seu coração pra saber o quanto ele me amava,e disse também que não estava pensando nela,que nem sabe como ele disse isso,e disse que só havia duas mulheres na vida dele,que seria eu e nossa filha,ele disse que pra ser sincero só lembrou dela esses dias porque a madrinha dela mora em frente nossa casa....portanto há possibilidades dele ainda amar? o que devo fazer?!obrigada! Bjs Fatima

    ResponderExcluir
  56. Ola tem 20 anos sou casada pela primeira vez ja fais três meses meu marido tem 24 e ja foi casado durante 7 anos com a ex dele. As vezes ele acaba trocando o meu nome pelo da ex e isso me deixa muito chatiada mesmo ele dizendo que foi sem quere e dizendo que nao senti mais nada por ela e que me ama muito gostaria que o senhor me ajudase sera que isso e normal? Tenho muitas duvidas
    Deis de ja agradeco pela compreencao obrigado e aguardo resposta.
    Ps rolim

    ResponderExcluir
  57. Olá Dr.Diego! Tive uma discussão com um amigo, o qual nutria sentimentos por ele...Ele também parecia nutrir sentimentos por mim, embora namore com uma moça há um certo tempo....Ele esconde está moça de mim, mas de uns dias para cá passou a falar dela na minha frente...enfim...nos afastamos e discutimos... Mas nos falamos educadamente, embora ele pareça constrangido....enfim...hj recebei uma ligação dele e ele desligou imediatamente. Pensei que pode ter discado por engano, já que eu e a namorada dele temos as mesmas iniciais...o nome da agenda deve ser próximo. No entanto, me veio este questionamento de ato falho...Ele pode ter discado pra mim de maneira inconsciente? E quando percebeu desligou...iria ligar pra namorada e acabou ligando pra mim??? É possível? Nossa discussão foi recente exercemos nele uma tentativa de reaproximação, pois uma pessoa não discute com outra é depois de dois dias lhe cumprimenta com um beijo,né?

    ResponderExcluir
  58. Bom dia Diego. Sou noivo a 2 anos e 5 meses. De uma dias pra cá minha noiva tem trocado meu nome pelo nome do cunhado dela. Gostaria de saber se ela pensa nele ou o inconsciente dela está preso a alguma ação que este tal cunhado esteja presente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse tal cunhado almoça lá na casa dela porque a irmã dela vive muito lá, talvez pela irmã chamar muito o nome do esposo isso também contribui ?

      Excluir
  59. Tenho um sobrinho que nos deixava em dúvida sobre sua sexualidade, até que dias atrás assumiu ser gay.
    Ele é super ligado as redes sociais, no entanto, em uma delas declara interesse em mulheres. Isso pode ser considerado ato falho?
    Algumas considerações:
    - não seria vergonha pois ele declara a orientação sexual em algumas postagens, a família e amigos já sabem.
    - há algum tempo ele mantém relações homossexuais, já ficou com mulheres, mas não tiveram relações sexuais.
    -quando me contou, ele disse que não achava normal, pois ele acredita na Biblia; ele pensa que talvez o fato de perder o pai muito cedo e crescer no convívio de irmãs e a mãe possa ter tido influência.
    -há algum tempo atrás, eu achei que ele nutria sentimento por uma moça, ele disse que achava que tbem sentia,mas que já havia tido uma decepção com uma menina, e que, então, a relação que eles mantinham já bastava. Não precisava passar para a fase de namorar.

    ResponderExcluir
  60. Como você define uma pessoa que teve um relacionamento de 13 anos e mesmo após 4 anos do termino ainda troca o nome da namorada pelo nome da ex, você afirma que ele ainda ama sua ex?

    ResponderExcluir
  61. Como você define uma pessoa que teve um relacionamento de 13 anos e mesmo após 4 anos do termino ainda troca o nome da namorada pelo nome da ex, você afirma que ele ainda ama sua ex?

    ResponderExcluir
  62. Bom dia Diego,

    ontem, no caso domingo. Voltando de um lugar eu estava brava com meu namorado, e estava pensando longe, em como ele nao tava me dando carinho naquela manhã, e nisso o telefone dele toca e era o meu pai ligando e queria falar com a minha mãe que estava no banco de trás no momento da conversa meu pai pergunta se o telefone era meu e minha mãe diz que sim (Para entender melhor o caso, eu tinha dado o meu celular antigo para o meu namorado no dia anterior) e na mesma hora eu viajando nos pensamentos disse que não que era do ex, porém nao terminei de falar o nome dele totalmente e ja falei o nome do meu atual e ele percebeu.

    O negócio é que eu nem estava pensando no ex, o nome saiu da boca pra fora, eu amo muito meu atual namorado e me senti muito mal com a situação. quando chegamos em casa, ele pegou o carro dele e foi embora sem me dizer nada. vc acha que isso é ato falho ?

    ResponderExcluir
  63. Ola a uns dias atras minha esposa acordou no meio da noite levantou e foi ate o banheiro onde eu estava tomando banho, e me chamou três vezes de Anderson sendo que meu nome é Eduardo, ela jura que nao conhece ninguem com esse nome e que nao sabe de onde esse nome saiu, queria saber se esse ato falho pode ser um sentimemto reprimido por outro ou sera que é possivrl ela nao saber quem é essa pessoa?

    ResponderExcluir
  64. Ola a uns dias atras minha esposa acordou no meio da noite levantou e foi ate o banheiro onde eu estava tomando banho, e me chamou três vezes de Anderson sendo que meu nome é Eduardo, ela jura que nao conhece ninguem com esse nome e que nao sabe de onde esse nome saiu, queria saber se esse ato falho pode ser um sentimemto reprimido por outro ou sera que é possivrl ela nao saber quem é essa pessoa?

    ResponderExcluir
  65. Olá Diego!
    Muito bons seus posts!
    Namoro há 9 meses um rapaz que foi casado por 13 anos. Quando nos conhecemos ele já estava separado, mas há poucos meses. Ele sempre tem contato com a ex porque eles tem 3 filhos. Hoje, enquanto conversava comigo ao telefone, disse "meu cunhado passou lá... perdão, o irmão da Fulana passou lá...". Isso já aconteceu outras vezes... poucas, mas eventualmente acontecem. Pode ser um desejo reprimido de retomar o relacionamento, ou pode ser porque foi um relacionamento de muitos anos e hábitos levam tempo para serem mudados?
    Muito obrigada!
    E.

    ResponderExcluir
  66. Eu não estava feliz até que eu conheci Dr.Akpada através destes detalhes (akpadatemple@hotmail.com) porque meu marido me deixou e nunca teve a intenção de voltar para casa. Mas apenas dentro de 48 horas que eu entrei em contato com Dr.Akpada meu casamento mudou para o lado positivo, No primeiro meu marido voltou para casa e desde então o meu casamento tem sido mais romântico do que nunca.,,,,,,

    ResponderExcluir
  67. Olá, Diêgo. Tomei conhecimento do seu blog graças a uma experiência ruim pela qual passei nesse final de semana. Tive um namorado há três anos, nosso relacionamento durou cerca de 8 meses e morávamos em cidades diferentes e distantes. Terminamos o namoro e depois de um tempo ele iniciou um novo relacionamento (na mesma cidade onde mora), de quase dois anos. Final do ano passado, por volta de outubro ou novembro) ele terminou o namoro e voltou a me ligar, conversamos bastante e marcamos de nos ver (agora ele está numa cidade mais próxima da minha), conversamos, nos divertimos, ele se mostrou mudado (como havia me prometido estar), mas no outro dia de manhã, ainda dormindo, falou o nome da ex. Eu o acordei e questionei o acontecimento, mas ele disse que não tinha com o que me preocupar pq mesmo quando estava com ela não havia me esquecido completamente e que pensava em mim; que o namoro nunca foi muito bom, mesmo no início, que terminaram de forma consciente, sem brigas, pois ambos não estavam felizes. Mas que como ele estava em processo de mudança em casa, final de namoro, estresse...havia sentimentos confusos. Pediu desculpas, passou o dia me abraçando...mas eu fiquei extremamente magoada. Acordado ele não trocou meu nome, só dormindo mesmo. Pela sua experiência clínica, esse acontecimento realmente não tem peso real? Ainda vou falar disso com minha terapeuta, mas ela é comportamental e eu queria sua opinião de psicanalista. Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  68. Bom dia, Diego!
    Preciso saber o seu ponto de vista em relação ao meu caso, por favor!
    Estou num relacionamento há mais tempo que os demais relatados acima: 10 anos; e neste intervalo de tempo o meu atual companheiro - pois não somos casados oficialmente - inúmeras vezes trocou o meu nome pela antiga companheira, a qual também não foi casado mas possui 2 filhos.
    Até aí, embora muito contra minha natureza, fui complacente e perdoando os "ATOS FALHOS". Porém neste fim de semana realmente fiquei "apavorada" com uma situação: Ele cismou que meu sobrenome era o da ex, e o fez com convicção ... olhando nos meus olhos! Estou atordoada e preste a sair desta relação a não ser que você possa me explicar que "ATO FALHO" é este. O fato ainda se complica mais pois ele não quer de forma alguma oficializar o nosso casamento, o que faz eu concluir sobre o enlace sentimental com a ex, embora ele negue.
    Aguardarei ansiosamente por resposta!

    ResponderExcluir
  69. Boa Tarde não sei se encaixa em ato falho, mas minha chefe sempre faz a apresentação de todos os professores no final do ano e sempre esqueçe de falar meu nome mesmo estando anotado no papel, e também em outras situações percebo que ela suprime a minha presença. Ela age normalmente comigo em nossa rotina e não temos problemas de relacionamento(não que eu saiba) Será que sou persona não grata kkkk... isso pode indicar que ela não deseja minha presença na equipe?

    ResponderExcluir
  70. Olá Dr. Diêgo,

    Gostei muito do blog e do tema também.
    Quando converso com as pessoas costumo ser repetitiva, como se elas não estivesse entendendo o que falo. Outra coisa que me incomoda, é que sempre que alguém me conta algo que aconteceu com ela eu costumo reafirmar "Há comigo aconteceu isto também! O fato é verdadeiro, porém me sinto mal. Fica parecendo que sou egocêntrica, o que não minha intenção. Quando penso já falei. São duas coisas constantes no meu dia a dia. Estou tentando tirar estas "manias", porém quando acontece ficou com sentimento fracasso por não ter conseguido.

    ResponderExcluir
  71. Olá Dr. Diêgo,

    Como não enviei a URL, estou postando novamente.

    Quando converso com as pessoas costumo ser repetitiva, como se elas não estivesse entendendo o que falo. Outra coisa que me incomoda, é que sempre que alguém me conta algo que aconteceu com ela eu costumo reafirmar "Há comigo aconteceu isto também! O fato é verdadeiro, porém me sinto mal. Fica parecendo que sou egocêntrica, o que não minha intenção. Quando penso já falei. São duas coisas constantes no meu dia a dia. Estou tentando tirar estas "manias", porém quando acontece ficou com sentimento fracasso por não ter conseguido. Gostaria de sabe se é caso de terapia com psicólogo.

    ResponderExcluir
  72. Olá, tudo bem?
    Achei muito legal o seu texto! Queria tirar uma dúvida, no texto você fala que esses erros são cheios de afeto, tem um cara que gosto muito dele, porém somos amigos pois ele namora. Só que ontem ele me chamou de amor, e até ficou muito sem graça depois. E hoje me chamou pelo nome da atual dele. Será que ele sente algo?

    Obrigada pela atenção e informações!

    ResponderExcluir
  73. Bom dia dr. Li o seu texto e entendi que os erros podem ter um significado que talvez esteja interligado com o inconsciente. .. Gostaria de fazer uma pergunta de uma duvida que vem me deixando com a pulga atrás da orelha... Meu nome é Bárbara, mudei de cidade recentemente, e com isso conhecendo pessoas novas tambem, muitas dessas pessoas trocam meu nome pelo nome Débora, ja aconteceu pela 6ª vez, queria saber se tem algum significado, ou talvez seja paranoia da minha cabeça, ja cheguei a imaginar que em outra vida meu nome talvez seria Débora, ou sei la, fato inusitante .... Lembro que na minha outra cidade tambem tinha uma professora que vivia trocando meu nome por Débora ou seja nao é algo da cidade nova rs aguardo sua resposta! Tenha um otimo dia!

    ResponderExcluir
  74. Bom dia, Dr.

    Eu tive o mesmo problema que vários acima, mas tenho uma dúvida diferente que acho paga a pena ser lida. Eu também chamei a minha mulher com o nome da minha ex. Fez isso duas vezes em 8 meses (desde que começamos o relacionamento).
    Eu também não acredito ter sentimentos pela minha ex e amo profundamente minha mulher. Acho certo que o investimento amoroso na minha ex (estive com a ex 12 anos, separei por decisão dela faz dois anos) e grande e é difícil se-desprender dele.
    Porém, pelo meu modo de ser me acho mais perto do que li da psicologia cognitiva, e acho que tal vez nessas duas oportunidades e tinha pensado na minha ex por algum motivo e isso trouxe o nome del a minha fala.
    Eu imagino que men todos os atos falhos são uma questão do inconsciente nem todos tem, também não, uma explicação puramente linguística.

    O qué opina o senhor ao respeito?

    A outra dúvida foi a seguinte, por oposição. Si quem faz atos falhos desse tipo pode dizer que teve um grande investimento emocional e é difícil se desprender dele... Que não os comete a acabar um relacionamento de varios anos... é porque só se envolveu superficialmente...?

    ResponderExcluir
  75. Quero testemunhar sobre os trabalhos de Dr.agumba. Ele é um grande homem que foi capaz de lançar um feitiço que me trouxe o homem que eu amo. Este homem é capaz e capaz de resolver qualquer problema do seu. Ele é especializado no seguinte: (1) Spell para proteção contra perigo ( 2) Spell para sonhos ruins. (3) Espetáculo para o amor do mesmo sexo (4) Spell for healing (5) Spell for invisibility (6) feitiço para você ser popular (7) Spell para doenças como fibroide,/vírus herpes simplex ou qualquer outra doença. (8) Spell para o amor forte e relacionamento (9) Spell para trazer o seu ex back (10) feitiço para a gravidez, este homem tem grandes poderes e é incrivelmente generoso. Você pode contatar seu e-mail via: dragumbasolutioncenter@hotmail.com ou você também pode adicioná-lo no whatsapp: +2348147461232 porque felicidade e sucesso para pessoas em todo o mundo usando os poderosos feitiços e produtos à base de plantas tradicionais. sem estresse, entre em contato com ele hoje.....

    ResponderExcluir
  76. Quero testemunhar sobre os trabalhos de Dr.agumba. Ele é um grande homem que foi capaz de lançar um feitiço que me trouxe o homem que eu amo. Este homem é capaz e capaz de resolver qualquer problema do seu. Ele é especializado no seguinte: (1) Spell para proteção contra perigo ( 2) Spell para sonhos ruins. (3) Espetáculo para o amor do mesmo sexo (4) Espetáculo para a cura (5) Espetáculo para a invisibilidade (6) Espetáculo para a riqueza e a fama (7) O feitiço para doenças (câncer) fibroma, vírus herpes simple ou qualquer outra doença. (8) Spell para o amor e o relacionamento fortes (9) Spell para trazer seu ex back até lesbain / gay ex back (10) feitiço para gravidez, este homem tem grandes poderes e é incrivelmente generoso. Você pode contatar seu e-mail via: dragumbasolutioncenter@hotmail.com, ou você também pode adicioná-lo no whatsapp: +2348147461232 porque felicidade e sucesso para pessoas de todo o mundo usando os poderosos feitiços e produtos à base de plantas tradicionais. sem estresse, entre em contato com ele hoje.

    ResponderExcluir
  77. Boa noite, poderia me orientar , meu chefe sempre me chama pelo nome da esposa ,ele acha graça , e finjo que não estou ouvindo para não valorizar , como trabalhamos muito proximos , fico incomodada . Poderia me orientar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso vocês passem muito tempo juntos é esperado que ele troque os nomes, mas se isso te incomoda - tendo em vista que ele acha graça - você pode sempre manter as coisas às claras, e lembrá-lo de que você não é sua esposa.

      Excluir
  78. Alguém me pode explicar, se é um acto falho ou nao, e julgo que não pois nao consigo entender está analógia. Por diversas vezes costumo dizer garfa e faco, nem sempre o digo, mas debatendo me coma explicação de tal, respondi que via o garfo como uma mulher com cabelo, e a faca como um homem. Alguém me consegue dar algum tipo de explicação, sobre o assunto?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você mesma já forneceu sua explicação. Como a faca é um objeto pontiagudo, que perfura, penetra, se presta muito a bem a representar-se como símbolo fálico, ou seja, como insígnia do masculino.

      Excluir
  79. Boa noite eu fui casada por um curto mas intenso período,meu ex marido me ridicularizava pois na época eu era obesa, eu fiz redução de estômago, emagreci mas fiquei sozinha por 10 anos,eu não conseguia ter ninguém pois eu ouvia a voz do meu ex-marido falando que só ele que me pegava por eu ser feia,eu comecei a olhar as mulheres e a reparar, apos esses 10 anos eu tive um namorico com um rapaz, mas quando senti que ele não queria nada eu sai fora, se passou uns meses, eu conheci um outro rapaz começamos a nos conhecer melhor, e a namorar .... mas comecei a me sentir atraida por mulheres mas caso elas toquem em mim esse desejo acaba .... eu gosto do meu namorado, mas eu não entendo isso que acontece comigo, ele é carinhoso e totalmente a verso ao meu ex marido, mas eu não consigo entregar o meu coração pra ele e muitas vezes o chamo pelo nome do meu ex marido em pensamento.

    ResponderExcluir
  80. Olá, tudo bem?!
    Gostaria de ajuda, namoro há 3 anos e ultimamente meu namorado confunde o meu nome com o de uma colega do trabalho, não é a primeira vez que isso acontece... Não entendo o motivo que o leva à errar o meu nome com o dela... Mesmo que parecidos ele não erra o nome das pessoas no geral. Sempre é um cara com boa memória pra tudo... Simplesmente não entendo...

    ResponderExcluir
  81. Boa noite,

    Fiquei sem jeito quando chamei meu terapeuta pelo nome do meu ex namorado o qual fui muito apaixonada e por questões que não vou expor acabei terminando com ele mas acho que ainda gosto dele. Isto é ato falho??

    ResponderExcluir
  82. Quero agradecer ilimitadamente a este grande homem chamado Dr. ODION, hoje estou feliz porque meu marido está de volta cheio de amor, meu marido me deixou por outra mulher, só porque tivemos um pequeno mal-entendido. ele me deixou e promete que nunca mais voltará para mim. eu choro o dia inteiro procurando uma solução para me ajudar a trazê-lo de volta. Então vi um compartilhamento de testemunhos na Internet de ROSE GOMEZ. envio um e-mail a ele e conto a ele meus problemas que tenho com meu marido, e ele promete trazê-lo de volta para casa em dois dias. de fato, ele é maravilhoso. Ele me ajuda a recuperar meu marido dentro de 2 dias, e ele promete que meu marido retorne a mim e prometa me amar para sempre e me implorar pela dor que ele me causou. Serei eternamente grato a você, Dr. ODION, e não pararei para publicar seu nome na Internet para que as pessoas vejam como você é sincera. E quero dizer a todos neste site que sempre ficarei grato a esse homem DR ODION por tudo o que ele fez por mim. Meu marido está de volta com amor, carinho, sinceridade e promete me amar para sempre. uma promessa de que todo mundo que eu conheço nunca terá problemas de relacionamento, entre em contato com ele por e-mail; (drodion60@yandex.com) ou você também pode whatsApp ele no +2349060503921.

    ResponderExcluir
  83. Quero agradecer ilimitadamente a este grande homem chamado Dr. ODION, hoje estou feliz porque meu marido está de volta cheio de amor, meu marido me deixou por outra mulher, só porque tivemos um pequeno mal-entendido. ele me deixou e promete que nunca mais voltará para mim. eu choro o dia inteiro procurando uma solução para me ajudar a trazê-lo de volta. Então vi um compartilhamento de testemunhos na Internet de ROSE GOMEZ. envio um e-mail a ele e conto a ele meus problemas que tenho com meu marido, e ele promete trazê-lo de volta para casa em dois dias. de fato, ele é maravilhoso. Ele me ajuda a recuperar meu marido dentro de 2 dias, e ele promete que meu marido retorne a mim e prometa me amar para sempre e me implorar pela dor que ele me causou. Serei eternamente grato a você, Dr. ODION, e não pararei para publicar seu nome na Internet para que as pessoas vejam como você é sincera. E quero dizer a todos neste site que sempre ficarei grato a esse homem DR ODION por tudo o que ele fez por mim. Meu marido está de volta com amor, carinho, sinceridade e promete me amar para sempre. uma promessa de que todo mundo que eu conheço nunca terá problemas de relacionamento, entre em contato com ele por e-mail; (drodion60@yandex.com) ou você também pode whatsApp ele no +2349060503921.

    ResponderExcluir
  84. Casinos near Harrah's Resort Atlantic City - MapyRO
    MapYRO - 전라북도 출장안마 Hotels near Harrah's Resort Atlantic City. 777 Harrah's 제주도 출장안마 Blvd. Atlantic City, NJ 08401. United States. 포항 출장안마 Directions · (609) 317-3240. 김천 출장마사지 Directions · 구리 출장안마 (609) 317-3240.

    ResponderExcluir